Pega-rabuda

Pica pica
Taxonomia: Ordem: Passeriformes; Família: Corvidae
Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPEC (Não concentrada na Europa e com estatuto de conservação favorável); Portugal (ICNB): LC (Pouco preocupante)
Proteção legal: Espécie cinegética
Tipo de ocorrência: Residente (R)
Abundância local: Comum
Dados biométricos: Comprimento: 45 a 60 cm; Envergadura: 56 a 61 cm; Peso: 145 a 210g; Longevidade: 15 anos
3371310556_e325fcd75b_o
Identificação: Os marcados contrastes brancos e negros da sua plumagem são a sua imagem de marca. A plumagem negra é muito brilhante podendo, conforme as condições de luz, transmitir tons de azul, violeta, bronze ou verde. As subespécies diferem em vários aspectos como na cauda, no bico, nas proporções de plumagem branca e negra, no brilho das penas, e nas dimensões, sendo maiores as pegas das regiões mais frias. A Pica pica melanotos tem, normalmente, o uropígio preto e é mais pequena que a Pica pica pica. Não há diferenças de plumagem entre os sexos, mas a fêmea é cerca de 10% mais pequena do que o macho. Esta espécie efetua um voo direto e laborioso.
Biologia da espécie: A pega-rabuda está mais fortemente distribuída no Norte de Portugal. É mais escassa no sul do país e está ausente da maior parte do Baixo Alentejo e do Algarve. É uma espécie generalista que frequenta uma larga variedade de habitats, tais como, zonas agrícolas de características diversas e também zonas suburbanas. É uma ave de laços muito fortes. O macho fornece alimento à fêmea, no sentido de a conquistar. Constrói ninhos solitários. Fora do acasalamento é uma ave gregária, reunindo-se em grupos extremamente barulhentos no Inverno. Tem por norma roubar alimentos a outras espécies. Alimenta-se essencialmente no chão sendo a sua dieta composta maioritariamente por material vegetal, durante o Inverno, e por presas animais, sobretudo invertebrados, mas também ovos e pequenos vertebrados, nos meses mais quentes.
SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: