Tordo-pinto, Tordo-músico

Turdus philomelos
Taxonomia: Ordem: Passeriformes; Família: Turdidae
Estatuto de conservação: Mundo (UICN): LC (Pouco preocupante); Europa (SPEC): Non-SPECE (Concentrada na Europa mas com estatuto de conservação favorável), Portugal (ICNB): População nidificante – NT (Quase ameaçado); População visitante – LC (Pouco preocupante)
Proteção legal
Espécie cinegética
Convenção de Berna: Anexo III
Convenção de Bona: Anexo II
Tipo de ocorrência
Residente (R); Invernante (I)
Abundância local
Ocasional
Dados biométricos
Comprimento: 23 cm
Envergadura: 33 a 36 cm
Peso: 65 a 90 g
Longevidade: 14 anos
Identificação
Partes superiores e cauda castanhas-escuras, peito bege e flancos muito marcados com riscas castanhas em forma de “V” invertido.
As partes inferiores esbatem-se num tom creme-claro menos manchado e parte inferior das asas amarelo-alaranjado.

2938383457_0586da425a_o
Biologia da espécie
Distribui-se por quase toda a Europa e por grande parte da Ásia Ocidental. Tem uma área de invernada essencialmente circum-mediterrânica. Em Portugal, o tordo-pinto nidifica nas zonas serranas do extremo norte do território continental, no Minho e em Trás-os-Montes. Frequenta habitualmente bosques de folha caduca ou mistos, com predominância para carvalhais, bosques de faias e matas ribeirinhas com amieiros e freixos. Nidifica na forquilha de uma árvore ou arbusto, habitualmente perto de um tronco e, às vezes, nas trepadeiras ou saliências de edifícios. Da sua dieta fazem parte insectos, minhocas, lesmas e caracóis, alimentando-se de frutas e bagas no Inverno.
Curiosidades
Utiliza uma pedra como “bigorna” para quebrar as cascas dos caracóis. É a única ave desta espécie a praticar esta técnica. O tordo-pinto canta pela aurora e pelo crepúsculo. O desfile nupcial desta espécie compreende cantos emitidos pelo macho, e alguns desfiles. O macho gira ao redor da fêmea com o rabo estendido e aplainado sobre o solo.
SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: