Serra d’Arga

Um local surpreendente!
Desflorestada da sua floresta primitiva, devastada por sucessivos incêndios florestais, tomada por acácias, eucaliptos e mimosas, a Serra d’Arga é ainda assim um dos locais mais surpreendentes do noroeste português. Entre os vales dos rios Lima e Coura, ergue-se um imponente bloco granítico com mais de 800 metros de altura, com uma extensão com cerca de 13 km de comprimento no sentido Este-Oeste. Este vasto território ocupa uma área com 45km2, distribuindo-se pelos concelhos de Caminha, Vila Nova de Cerveira, Ponte do Lima e Viana do Castelo.
Serra darga
Do Alto do Espinheiro, o seu ponto mais alto a 823 metros, as vistas para qualquer direção são magníficas, a Norte os montes vizinhos da Galiza, como o Oia e o Facho, a Sul o verdejante vale do Lima, a Noroeste a confluência dos rios Coura e Minho com Caminha em “pano-de-fundo”, a Este o mosaico da Paisagem Protegida do Corno do Bico, a Oeste o azul do imenso Oceano Atlântico.
Nas zonas mais elevadas nascem inúmeros regatos, que vão descendo a serra pelas diferentes encostas, alimentando a jusante os rios Lima e Coura e as águas salgadas do Atlântico. Destes, destaque para o rio Âncora, um rio singular de águas cristalinas, com inúmeras piscinas naturais que convidam a um mergulho e suas inconfundíveis quedas de água o “Pincho” e o “Poço Negro”, localizadas nas freguesias de Amonde e Montaria respectivamente. O rio Âncora é seguramente um dos rios mais belos do país, que apesar da sua pequena dimensão, cerca de 18km da nascente à foz, é grandioso em personalidade e vida.
pinchos
A Serra d’ Arga é um espaço de elevada importância para conservação da natureza, em particular da biodiversidade. Com a finalidade de assegurar a conservação a longo prazo das espécies e dos habitats ameaçados aqui existentes, este sítio foi incluído e classificado na Rede Natura 2000. Relativamente à fauna está confirmada a presença de espécies de elevado valor em termos de conservação, como o Lobo, a Lontra, a Toupeira-d’água, o Lagarto d’água, o Melro d’água, Salamandra-lusitânica, entre outras. Observar animais no seu habitat natural não é uma tarefa fácil, no entanto, com alguma dose de paciência e espírito de sacrifício, sobretudo para acordar bem cedo, pois a maioria dos animais tendem a estar mais activos às primeiras horas do dia, pode ser possível avistar alguma destas raridades. Estes encontros são sempre inesquecíveis!
Melro-de-água-2_2
 
Lagarto d'agua
O Património Humano da Serra d'Arga é único, é a evolução de um povo ao longo da história, nos seus usos e costumes, lendas e tradições. Esta serra moldou-se desde sempre às exigências dos seus povos, por aqui passaram as antigas comunidades megalíticas há mais de 6000 anos, as comunidades castrejas com destaque para o povo Celta na idade do ferro, as invasões romanas, os povos da idade média, as gentes de hoje. A “Montanha Santa” como também é conhecida a Serra d’Arga foi durante séculos serva destes povos, servindo os seus interesses com os seus recursos naturais.
mosteiro
Por toda a serra estão bem presentes as marcas do homem, vale a pena conhecer o Mosteiro de S. João d’Arga, de finais do século XIII, um dos locais mais emblemáticos da serra, com romaria nos dias 28 e 29 de Agosto. Visitar as aldeias de antigos pastores, Arga de S. João, Arga de Baixo e de Arga de Cima, conhecer os seus habitantes, modos de vida e tradições seculares, não deixa também de ser uma experiência enriquecedora.
 
5461324829_93bfe60a9d_o
A Serra d’Arga é um local mágico e apaixonante, a sua localização privilegiada, a elevada biodiversidade que urge ser preservada, associada a um património humano único, fazem deste local um ponto de paragem obrigatório para o mais exigente dos exploradores. Descubra por si mesmo e surpreenda-se!
 
8325398207_c7f18ea122_o
SHARE

Guarda-Rios do Lima

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 comentários:

Estevão Portela-Pereira disse...

Fantásticas fotos... espero em breve conhecer melhor a "minha serra" (acordei e voltei recentemente a acordar todos os dias sob o seu olhar imponente a ocidente onde o sol se esconde nos longos dias de Verão), mas penso que é necessário fazer alguma coisa mais por ela... Se não a ajudarmos em breve será engolida pelas inúmeras invasoras que a rodeiam!